O Terminl de Grãos do Maranhão (Tegram) terá capacidade aumentada de 30% nos próximos dois anos, segundo a administração do porto
Por Misto Brasil – DF
O projeto de expansão do Terminl de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui, prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão nos próximos dois anos.
O objetivo é ampliar a capacidade de escoamento da produção com a expansão da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Leia – série sobre o Maranhão – turismo e segurança pública
A expectativa é que o terminal aumente sua capacidade total em 30%, passando dos atuais 16 milhões para 23,5 milhões de toneladas de grãos por ano, e a capacidade estática dos armazéns de 500 mil para 800 mil toneladas.
A expansão do Tegram é vista como essencial. O presidente do Consórcio Tegram-Itaqui, Marcos Pepe Bertoni, enfatizou a necessidade de investimentos em infraestrutura, conforme anotou o BENews.
“Sem a expansão do terminal, os produtores não conseguirão exportar o excedente de grãos. Hoje, 73% dos grãos embarcados no Porto de Itaqui têm como destino a China, enquanto 8% são enviados para a Europa”.
O projeto de expansão aguarda autorização do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para iniciar a terceira fase das obras.
Inclui a construção de um terceiro berço de atracação, capaz de atender até três navios simultaneamente, além da ampliação dos silos e armazéns.