O posto terá capacidade para abastecer veículos leves, industriais e comerciais, e pesados, como ônibus e caminhões
Por Misto Brasil – DF
Deve ser inaugurado no ano que vem, em Brasília, uma usina de hidrogênio verde (H2 verde), que funcionará como posto de abastecimento para veículos movidos a hidrogênio. O projeto de Brasília é semelhante à planta que abastece o transporte público rodoviário da Zona Franca de Barcelona, na Espanha.
O ponto de abastecimento de H2 verde do DF receberá energia renovável proveniente de uma usina fotovoltaica de 150kWp, e terá capacidade para abastecer veículos leves, industriais e comerciais, e pesados, como ônibus e caminhões.
A companhia informou que o Distrito Federal é um polo econômico-político relevante no cenário nacional e tem uma história forte atrelada ao transporte automotivo.
O projeto piloto traz para o Brasil uma infraestrutura pioneira para introdução e demonstração dos veículos a célula de combustível de H2 verde, com zero emissões de CO2.
A planta de produção e abastecimento também ficará aberta para contribuir com pesquisa e desenvolvimento (P&D) desse novo vetor energético, além de oferecer capacidade para abastecimento veicular.
A empresa assinou um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o Governo do Distrito Federal (GDF).
A Neoenergia também conta com cinco acordos de cooperação com governos e empresas para projetos de hidrogênio verde no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
“O país caminha para o estabelecimento de um ambiente jurídico e regulatório seguro para que as empresas possam avançar em seus planos de investimento e desenvolver este mercado no país”, comentou o presidente da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.
O grupo Iberdrola, controlador da Neoenergia, possui mais de 60 projetos de hidrogênio verde e/ou derivados em desenvolvimento ao redor do mundo, dois deles já em operação desde 2022, na Espanha, sendo um deles voltado para mobilidade urbana.