Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de universidades classificadas no chamado Ranking de Xangai
Por Misto Brasil – DF
O levantamento realizado pela Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU) classificou 15 universidade federais brasileiras e três estaduais num rankin de 2,5 mil instituições mundiais.
Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de universidades classificadas.
Na lista aparece a Universidade de Brasília (UnB), além das instituições federais que funcionam no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Santa Maria, São Paulo, São Carlos, Viçosa, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco e de Pelotas.
As universidades estaduais são a de São Paulo (USP), Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp).
Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities, também conhecido como Ranking de Xangai, é considerado um dos precursores dos rankings universitários.
Os Estados Unidos lideram as três primeiras posições do ranking, com Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Critérios de classificação do ranking
Qualidade da educação, que usa como indicador a quantidade de ex-alunos ganhadores de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields;
A qualidade da instituição, que é medida a partir de dois indicadores: colaboradores que ganharam Prêmios Nobel ou Medalhas Fields e pesquisadores altamente citados;
Impacto da pesquisa acadêmica, que é avaliada com base na quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science, bem como no número de artigos indexados no Science Citation Index Expanded e no Social Science Citation Index;
Desempenho per capita, que considera a performance acadêmica por pessoa de uma instituição.