Ícone do site Misto Brasil

Casa histórica destruída em Planaltina deverá ser reconstruída

Planaltina Casa da Dona Negrinha DF Misto Brasil

Casa da Dona Negrionha, quando ainda estava de pé em Planaltina/Divulgação/MPDF

Compartilhe:

Após a conclusão do projeto e do licenciamento, a construção deve ser finalizada em até 547 dias, segundo o Ministério Público

Por Misto Brasil – DF

A Casa da Dona Negrinha, que é um patrimônio histórico e cultura do Distrito Federal, deverá ser reconstruída. O edifício construído no final do século 19, em Planaltina, foi derrubado ilegalmente em setembro do ano passado.

A reconstrução deverá ser possível a partir de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), que a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente formalizou na justiça e tem como alvo o dono do imóvel, que comprou a casa há cerca de três anos.

Ele demoliu a casa antiga para construir um comércio no local e disse que não tinha o dinheiro para recuperar o imóvel histórico. A Secretaria de Cultura e Ecnomia Criativa deverá acompanhar o processo.

O valor do dano para efeito de prestação da fiança e cálculo da multa é de R$1.119.824,00.

Segundo informou a assessoria do Ministério Público, os infratores ficam obrigados a comprovar o pedido de Licenciamento Urbanístico junto ao GDF em até 120 dias. Após a conclusão do projeto e do licenciamento, a construção deve ser finalizada em até 547 dias.

A residência história ficava na rua 13 de maio, no Setor Tradicional de Planaltina. A reconstrução do imóvel resgata para o século XXI uma arquitetura que remonta tanto ao período colonial quanto à prática rural do século XIX no interior do Brasil.

“A preservação desse patrimônio visa também resgatar o direito à memória e à história da população negra no Distrito Federal. A Casa da Dona Negrinha revela para os nossos tempos uma memória que transcende a aparente singeleza dos seus traços arquitetônicos”, disse a promotora de justiça, Cristina Rasia.

Sair da versão mobile