Casas e propriedades em cidades próximas, como Varnavas, bem como áreas do nordeste da capital grega, estão em chamas
Por Misto Brasil – DF
Milhares de moradores foram evacuados de suas casas enquanto grandes incêndios florestais atingem os subúrbios de Atenas, com algumas chamas atingindo até 25 m (80 pés).
Casas e propriedades em cidades próximas, como Varnavas, bem como áreas do nordeste da capital grega, estão em chamas, incluindo uma escola em Nea Penteli.
Com o pôr do sol, as aeronaves que trabalhavam para apagar as chamas foram forçadas a pousar, tornando a operação terrestre durante a noite.
Moradores estão reclamando que não há caminhões de bombeiros e bombeiros suficientes para ajudar, já que as autoridades gregas pedem assistência internacional.
Espera-se ajuda da Espanha, Itália, Turquia, Romênia e Canadá, com a França também fornecendo um helicóptero utilitário Super Puma e a República Tcheca enviando 75 bombeiros e 25 veículos.
Em cenas sem precedentes, pessoas em Atenas usam máscaras para se proteger da fumaça sufocante que toma conta do ar, enquanto tentam apagar as chamas.
Uma corrente humana de bombeiros, bombeiros voluntários, policiais e cidadãos está usando tudo o que tem para tentar apagar incêndios, com alguns recorrendo a galhos de árvores.
Ventos fortes também estão ajudando na rápida propagação do fogo.
Mais cedo na segunda-feira, o porta-voz do corpo de bombeiros, Vassilis Vathrakogiannis, disse que os ventos estavam em até sete na escala Beaufort, indicando uma força de vendaval moderada.