O comandante Oleksandr Syrskyi continuou a “conduzir uma operação ofensiva na região de Kursk” sete dias após seu início
Por Misto Brasil – DF
O principal comandante ucraniano disse que as forças da Ucrânia controlam 1.000 km² de território russo enquanto realizam sua maior incursão transfronteiriça em dois anos e meio de guerra em larga escala.
O comandante Oleksandr Syrskyi disse que a Ucrânia continuou a “conduzir uma operação ofensiva na região de Kursk” sete dias após seu início.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia levou a guerra para outros e agora ela estava voltando para a Rússia.
Mas o líder russo Vladimir Putin descreveu a ofensiva como uma “grande provocação” e ordenou que as forças russas “expulsassem o inimigo do nosso território”.
Um número crescente de pessoas foi evacuado da região oeste da Rússia por questões de segurança, com mais 59.000 pessoas sendo orientadas a sair.
O governador local disse que cerca de 28 vilarejos na área foram tomados pelas forças ucranianas, que 12 civis foram mortos e que “a situação continua difícil”.
As tropas ucranianas lançaram seu ataque surpresa na última terça-feira (06), avançando até 30 km em direção à Rússia.
Dizem que a ofensiva elevou o moral do lado ucraniano, mas analistas dizem que a estratégia traz novos perigos para a Ucrânia.
Uma importante fonte militar britânica, que pediu para não ser identificada, disse à BBC que há o risco de Moscou ficar tão irritada com essa incursão que pode redobrar seus próprios ataques à população civil e à infraestrutura da Ucrânia.