É o maior avanço transfronteiriço de Kiev desde que Moscou lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022
Por Misto Brasil – DF
Tropas ucranianas permaneceram na região de Kursk, no oeste da Rússia, na noite de sexta-feira (09), enquanto sua ofensiva surpresa na fronteira com a Rússia chegava ao fim do quarto dia.
O Ministério da Defesa russo disse que estava “continuando a repelir” os militares da Ucrânia, que alegaram ter perdido mais de 280 militares nas últimas 24 horas — um número que não foi verificado de forma independente.
Relatos sugerem que tropas ucranianas estão operando a mais de 10 km (seis milhas) dentro da Rússia — o maior avanço transfronteiriço de Kiev desde que Moscou lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.
A Ucrânia não admitiu abertamente a incursão, mas o presidente Volodymyr Zelensky disse na quinta-feira que Moscou deve “sentir” as consequências de sua invasão.
Os combates em Kursk têm se aproximado gradualmente de uma usina nuclear, o que levou a agência nuclear da ONU a divulgar uma declaração pedindo que ambos os lados “exerçam o máximo de contenção”.
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, apelou a todas as partes para que tomem medidas “para evitar um acidente nuclear com potencial para consequências radiológicas graves”.