Polícia de Barcelona procura o ex-líder separatista da Catalunha

Espanha Carles Puigdemont Misto Brasil
A polícia montou barreiras para capturar Carles Puigdemont/Arquivo/Reprodução vídeo

Os líderes pró-independência da Catalunha, incluindo Carles Puigdemont, organizaram um referendo – que foi considerado ilegal

Por Misto Brasil – DF

A polícia de Barcelona procura o ex-líder separatista da Catalunha, Carles Puigdemont, que fez um retorno dramático à Espanha após um exílio de sete anos, apesar de enfrentar um mandado de prisão pendente.

Os Mossos d’Esquadra – polícia catalã – montaram bloqueios de estradas dentro de Barcelona e na saída da cidade como parte da Operação Jaula – ou “gaiola” – com o objetivo de encontrar o Sr. Puigdemont, que foi visto saindo de um comício esta manhã em um carro. A operação teria sido encerrada algumas horas depois.

Durante grande parte dos últimos anos, ele viveu em Bruxelas, depois que a polícia o indiciou por acusações relacionadas a uma tentativa fracassada de independência da Catalunha em 2017.

Na época, os líderes pró-independência da Catalunha, incluindo Puigdemont, organizaram um referendo – que foi considerado ilegal pelo tribunal constitucional da Espanha – e mais tarde declararam a independência da região. Madri impôs o governo direto na região logo depois e o Puigdemont fugiu para a Bélgica.

Na manhã de quinta-feira (08), Puigdemont discursou brevemente para centenas de apoiadores que se reuniram perto do parlamento catalão em Barcelona, ​​pouco antes da esperada investidura de um novo chefe do governo catalão.

Ele disse que voltou “para lembrar que ainda estamos aqui” e acrescentou: “Realizar um referendo não é e nunca será um crime”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas