A vitória massiva do Departamento de Justiça dos EUA pode remodelar fundamentalmente a forma como o Google faz negócios
Por Misto Brasil – DF
Na decisão judicial mais significativa contra uma grande gigante da tecnologia em mais de duas décadas, um juiz federal diz que o Google monopolizou ilegalmente a pesquisa e a publicidade online.
Foi caracterizado ao pagar a empresas como a Apple e a Samsung bilhões de dólares por ano para instalar o Google como o mecanismo de pesquisa padrão em smartphones e navegadores da web.
Ao monopolizar consultas de pesquisa em smartphones e navegadores, o Google abusou de seu domínio no mercado de pesquisa, sufocando a concorrência e prejudicando os consumidores, disse Mehta em sua decisão de 286 páginas, segundo informou o USA Today.
O Google deve muito de seus mais de US$ 300 bilhões em receita anual a anúncios de pesquisa.
“ O Google é um monopolista e tem agido como tal para manter seu monopólio”, escreveu Mehta.
A vitória massiva do Departamento de Justiça pode remodelar fundamentalmente a forma como o Google faz negócios. Também pode mudar a forma como usamos e vivenciamos a internet.
O Departamento de Justiça apresentou acusações antitruste durante as últimas semanas do governo Trump, cumprindo a promessa de Donald Trump de desafiar o poder descontrolado da Big Tech. Essa missão continuou durante o governo Biden, que tem sido agressivo na busca de casos antitruste.
“Esta vitória contra o Google é uma vitória histórica para o povo americano”, disse o procurador-geral Garland em uma declaração. “Nenhuma empresa – não importa quão grande ou influente – está acima da lei.”
O caso é a vitória mais significativa para o Departamento de Justiça em um caso de monopólio em décadas, disse o professor da Notre Dame Law School Roger Alford, que atuou na divisão antitruste do Departamento de Justiça. “Desde que a Microsoft perdeu na década de 1990, não víamos um caso dessa magnitude.”
O Google disse que apelaria da decisão. Kent Walker, presidente de assuntos globais, disse que o juiz reconheceu que o Google “oferece o melhor mecanismo de busca”.
“À medida que esse processo continua, continuaremos focados em criar produtos que as pessoas considerem úteis e fáceis de usar”, disse Walker em um comunicado.