Com a reforma no Buraco do Tatu, o marco do ponto zero de brasília foi recuperado e marcado no piso e na parece do túnel
Por Misto Brasil – DF
As pessoas aproveitaram o lazer no Eixão para conhecer de perto o marco inicial de Brasília. Com a reforma no Buraco do Tatu, a chamada Estaca Zero foi recuperada e marcada no piso e na parece do túnel.
“Meu pai veio para a construção de Brasília como engenheiro em 1959. Eu sempre acompanhei muito a história de Brasília, mas eu não sabia dessa estaca zero. Contei para o meu pai sobre isso, ele me confirmou a história e eu fiquei chocado”, disse o empresário Paulo Melo.
Leia – Joffre Mozart Parada, o engenheiro que colocou a “estaca zero”
A funcionária pública Maria de Fátima Ribeiro também esteve pelo local. Há 49 anos em Brasília, ela passa pelo Buraco do Tatu diariamente e jamais imaginou o que o concreto da via escondia.
“É histórico”, afirma, extasiada ao contemplar o Marco Zero. “Foi uma grata surpresa. Eu acho que foi uma descoberta incrível para os brasilienses e para todo o Brasil, afinal, nós somos a capital da República. Eu adorei! Está maravilhoso”.
O historiador Elias Manoel da Silva comentou que durante a construção de Brasília, na Estaca Zero, havia um muro enorme de arrimo na região que hoje é o Buraco do Tatu.
“Milhares de toneladas de terra foram tiradas daqui e levadas para criar a planura artificial do que hoje nós chamamos de Esplanada dos Ministérios. Ou seja, a Estaca Zero gerou a Esplanada dos Ministérios”.