A nota pontua que a manutenção da paz social e a proteção das vidas humanas devem ser prioridades neste momento
Por Misto Brasil – DF
O Itamaraty divulgou na noite de hoje (1º) uma nota conjunta com os governos do Brasil, Colômbia e do México expressando solidariedade ao povo venezuelano por comparecerem às urnas no âmbito do pleito ocorrido no último domingo (28).
Veja a nota na íntegra logo abaixo.
“Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação”, denota o comunicado.
A nota continua: “As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados”.
A nota ainda pontua que a manutenção da paz social e a proteção das vidas humanas devem ser prioridades neste momento.
Na quarta-feira (31), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro decidiu defender os interesses diplomáticos de sete países que contestaram o resultado das eleições na Venezuela.
Entre eles, está a Argentina. O presidente argentino, Javier Milei, agradeceu ao Brasil nesta quinta-feira (1º).
Além de Buenos Aires, Brasília vai defender o corpo diplomático de seis outros países latino-americanos que contestaram o resultado eleitoral venezuelano, são eles: Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana, Peru e Uruguai.
A nota dos três países
Os governos do Brasil, Colômbia e México felicitamos e expressamos nossa solidariedade com o povo venezuelano, que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro.
Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.
As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados.
Nesse contexto, fazemos um chamado aos atores políticos e sociais a exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos.
Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento.
Que esta seja uma oportunidade para expressar, novamente, nosso absoluto respeito pela soberania da vontade do povo da Venezuela. Reiteramos nossa disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano.