Pesquisa de avaliação foi divulgada e se refere a seis estados, além de incluir intenções de votos para a Presidência
Por Misto Brasil – DF
Levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (31) foi realizado em seis estados: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás. Conforme os dados, a aprovação do governo do presidente Lula da Silva oscila nas regiões entre 44% e 73%.
O terceiro mandato do presidente Lula registra a maior aprovação do Brasil em Pernambuco, com índice de 73%, revela pesquisa Genial/Quaest realizada em seis estados.
Na sequência aparecem Bahia (69%), Minas Gerais (52%), São Paulo (50%), Goiás (49%) e Paraná (44%).
No levantamento nacional divulgado no início deste mês, a média de aprovação no país é de 54%, contra uma rejeição de 43%.
A maior rejeição a Lula é no Paraná, onde 54% dos entrevistados não aprovaram a atual gestão petista.
Os governadores registram índices mais baixos nos estados do Nordeste: na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) tem apoio de 63%, enquanto Raquel Lyra (PSDB) registra 53%.
No Sudeste, a aprovação é melhor, com 62% para Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, e também para Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo.
Nos dois estados do Nordeste, também foi realizada uma pesquisa de intenções de voto para 2026, cujo cenário ainda é indefinido. O presidente Lula lidera na Bahia, com 67%, e chega a 69% em Pernambuco.
Apesar de inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em terceiro, atrás de Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda e outro potencial nome petista para o pleito.
A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparece em quarto, seguida por Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior (governador do Paraná), Romeu Zema e Ronaldo Caiado (governador de Goiás).