A atual vice-presidente dos Estados Unidos deverá ser a candidata democrata que enfrentará Donald Trump
Por Misto Brasil – DF
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, garantiu o apoio de um número suficiente de delegados para assegurar a indicação da candidatura do Partido Democrata na eleição presidencial, de acordo com levantamentos da agência de notícias AP e das emissoras CNN e CBS News.
Até a noite desta segunda-feira (22), Harris tinha o apoio de pelo menos 2.579 delegados democratas, de acordo com a contagem da AP, bem mais do que os 1.976 delegados de que ela precisará para ficar com a vaga já no primeiro turno de votação.
Nenhum outro potencial pré-candidato foi nomeado pelos delegados contatados pela AP, deixando, por enquanto, o caminho livre para que a atual vice-presidente dos EUA se cacife para enfrentar o rival do Partido Republicano, o ex-presidente Donald Trump, em novembro.
Representações de pelo menos 27 estados americanos emitiram declarações de que todos os seus delegados apoiam Harris, de acordo com a CBS. O congressista californiano Robert Garcia fez anúncio semelhante.
“A Califórnia acaba de votar por unanimidade a nomeação de Kamala Harris para presidente. Os nossos delegados colocaram a vice-presidente acima do número necessário para ser a nossa nomeada na convenção”, afirmou.
Essas promessas de apoio dos delegados são, porém, por enquanto uma demonstração simbólica de endosso a Harris, já que os delegados ainda podem mudar de opinião.
A Convenção Nacional Democrata está programada para ser realizada de 19 a 22 de agosto em Chicago, mas o partido anunciou que realizaria uma votação nominal virtual para indicar formalmente Harris antes do início dos procedimentos presenciais.