Douve dois deslizamentos segundo informaram as autoridades locais que vasculham o local atrás de sobreviventes
Por Misto Brasil – DF
Pelo menos 229 pessoas morreram após deslizamentos de terra no distrito de Gofa, no sul da Etiópia, iniciados na noite de domingo (21), informaram as autoridades locais.
A tragédia aconteceu em uma área rural, montanhosa e isolada, a mais de 450 quilômetros da capital etíope, Adis Abeba, após fortes chuvas atingirem a região, informou a DW. Veja o vídeo logo abaixo.
Na manhã da segunda-feira, moradores e a polícia se reuniram no local para tentar salvar as vítimas do primeiro deslizamento. Foi então que um segundo deslizamento aconteceu, e as pessoas que estavam ali morreram, informou Kassahun Abayneh, porta-voz do distrito de Gofa.
Meskir Mitku, administrador-geral do distrito, afirmou à emissora estatal etíope que mulheres, crianças e policiais locais estão entre os mortos. “O número de mortos aumentou depois que as pessoas que vieram resgatar também ficaram presas”, lamentou.
À medida que a buscas continuam, o número de vítimas dos dois deslizamentos ainda pode mudar, disse à agência Reuters um funcionário do governo, nesta terça-feira (23).
Imagens publicadas pela administração local mostram pessoas desenterrando corpos com pás e com as mãos, carregando corpos em macas improvisadas, alguns embrulhados em plástico.
“Inicialmente, quatro famílias foram afetadas pelo deslizamento de terra e, posteriormente, as famílias da área foram mobilizadas para salvar vidas”, disse à AFP Firaol Bekele, diretor na Comissão Etíope de Gestão de Risco de Desastres.