É mais uma iniciativa do Legislativo para discutir o tema. O Brasil possui 10,9% da população de pessoas com mais de 65 anos
Por Misto Brasil – DF
A resolução que formaliza a criação da Frente Parlmentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União. A iniciativa partiu da senadora Damaraes Alves (Republicanos-DF) e foi aprovada pelas Comissão Diretora e Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10,9% da população brasileira em 2022 era de pessoas com 65 anos ou mais.
Corresponde a 57,4% de aumento desde 2010, quando a estimativa era de 7,4%. Em 1980, essa faixa etária correspondia a apenas 4% da população.
Um dos objetivos da Frente é ouvir a sociedade e propor medidas e apresentar proposições legislativas para promover a vida das pessoas idosas e realizar eventos para debater formas de promoção da vida da pessoa idosa.
Além disso, deve articular e integrar as iniciativas e atividades da Frente Parlamentar com as ações de governo, órgãos de classe e entidades da sociedade civil, para a consecução de seus objetivos.
Em 2018, também foi lançada na Câmara dos Deputados um frente parlamentar idêntica.
Na ocasião, 236 deputados e seis senadores integravam o colegiado para orientar e promover o debate nacional do país sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável.
A exemplo de outras casas legislativas estaduais, a Câmara Legislativa do Distrito Federal também criou a sua frente em fevereiro de 2023.
A frente é composta por 16 deputados distritais e tem como objetivo promover políticas públicas em prol da população idosa.
Na ocasião da solenidade de seu lançamento, houve a participação de associações culturais e esportivas voltadas para as pessoas idosas.
“Não podemos olhar para os idosos como um peso, um incômodo. Pelo contrário, são eles que mantêm a família unida. São os idosos que aconselham os jovens e transmitem sua experiência de vida”, disse na época o deputado distrital Martins Machado (Republicanos).