A redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco
Por Misto Brasil – DF
O Distrito Federal completou nesta quarta-feira (17), 85 dias sem chuva. Para os próximos dias não há previsão a previsão é de mais estiagem, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na região de Brazlândia, o período de estiagem é um pouco maior, e ultrapassa a 90 dias.
A temperatura mínima registrada hoje foi de 10 graus e a máxima deve chegar a 28 graus. O Inmet alerta para a baixa umidade relativa do ar, que ficará abaixo de 30%, o que é um alerta para cuidados com a saúde.
É preciso beber muita água e suco e evitar exercícios nos horários mais quentes. Há um aumento de doenças respiratórias.
A redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, que ocasiona a diminuição da umidade relativa do ar. O clima favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais.
Se não há chuva no Distrito Federal, parte de Goiás e de Minas Gerais, o Inmet indica chuva acima da média na faixa norte da Região Norte, áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, é previsto chuva próxima e abaixo da média climatológica.
A previsão é de que as temperaturas deverão ser acima da média na parte centro-norte do País, principalmente na divisa do sul do Pará com Mato Grosso e Tocantins, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso em algumas localidades, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 26ºC.