Projeto prevê a criação do Instituto de Pesos e Medidas do Distrito Federal

Solenidade projeto ipem DF Misto Brasil
Solenidade de assinatura do projeto para criaçào do Instituto de Pesos e medidas/Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Compartilhe:

O órgão passará a realizar o aferimento e fiscalização do consumo brasiliense mediante convênio com o Inmetro

Por Misto Brasil – DF

O projeto de lei que prevê a criação do Instituto de Pesos e Medidas do Distrito Federal (Ipem-DF) será enviado à Câmara Legislativa.

O órgão será responsável pelo aferimento e fiscalização de produtos consumidos pela população. A assinatura ocorreu em cerimônia na Casa do Caminhoneiro, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).

O Distrito Federal passará a realizar o aferimento e fiscalização do consumo brasiliense mediante convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Atualmente, os processos são feitos pela superintendência em Goiás. O modelo é implementado em outras unidades da federação e promove agilidade e segurança aos processos, segundo informou a Agência Brasília.

A autarquia terá um diretor-presidente e diretores administrativo-financeiro, jurídico e técnico. A estrutura detalhada será definida em até 60 dias após a publicação da lei de criação.

O ex-deputado distrital e ex-presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral do DF (Coopercam-DF) Valdelino Barcelos disse que a criação do instituto demorou duas décadas.

“Nós teremos aqui uma fiscalização mais ampliada nos comércios, então, quem ganha é a população do Distrito Federal, que vai ter acesso a esse tipo de medição, sem se deslocar para outros estados”, informou a vice-governadora Celina Leão.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas