Mercosul e os Emirados Árabes formalizaram acordo de livre comércio

Dubai Emirados Árabes Unidos
Vista parcial da cidade de Dubai com seus arranhas-céus/Arquivo/Divulgação

O acordo volta a avançar mais de duas décadas depois da visita do presidente Lula da Silva à Liga Árabe

Por Misto Brasil – DF

Os membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos formalizaram em Assunção o início a primeira rodada de negociações para um acordo de livre comércio entre as regiões.

De acordo com o Itamaraty, essa foi a primeira rodada de discussões, quando os países acordaram os termos de referência para a negociação e estabeleceram as bases para as discussões.

“O acordo deverá incluir, entre outros temas, bens, serviços, regras de origem, barreiras técnicas, medidas fitossanitárias e sanitárias, além de propriedade intelectual. As negociações visam eliminar ou reduzir tarifas alfandegárias e outras barreiras comerciais, além de facilitar o fluxo de investimentos e serviços entre as partes”, explica a nota do Ministério das relações Exteriores do Brasil.

O acordo volta a avançar mais de duas décadas depois da visita do presidente Lula da Silva à Liga Árabe e quase duas décadas depois da assinatura do marco de cooperação Mercosul-Conselho de Cooperação do Golfo.

Na última semana de julho o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior do Brasil aprovou o mandato negociador do acordo.
Em 2023, os Emirados Árabes Unidos foram o 28º maior destino de produtos brasileiros e, no primeiro semestre de 2024, avançaram para a 13ª posição.

De janeiro a junho, as exportações brasileiras para o país árabe subiram 74% em comparação com o mesmo período de 2023.

Em 2023, o presidente Lula da Silva visitou o país árabe em duas ocasiões: em abril, encontrou-se com o presidente dos EAU, o sheik Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e em dezembro participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, registrou a Agência Sputnik.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas