A empresa especificou que o cronograma o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026
Por Misto Brasil – DF
A Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou nesta segunda-feira (08) que vai comprar quatro embarcações, por meio de licitação internacional, como parte do programa de renovação e ampliação da frota do sistema da estatal brasileira.
A licitação internacional dos quatro navios de classe Handy é aberta e internacional. A empresa especificou que o cronograma o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026. A embarcação tem de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto, para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina.
O nome do estaleiro vencedor está previsto para ser anunciado em dezembro na assinatura do contrato.
“Com o objetivo de atender as demandas de transporte de produtos, as embarcações contemplam soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa”, explicou a empresa no evento realizado no centro da capital fluminense.
O edital determina que os estaleiros interessados têm prazo de 90 dias para apresentar as propostas. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028, explicou a empresa.
As exigências e critérios do certame visam a aquisição de embarcações mais sustentáveis e haverá uma redução da pegada de carbono.