O primeiro-ministro da Hungria vititou nesta semana a capital kiev e hoje se encontrou com Putin em Moscou
Por Misto Brasil – DF
O primeiro-ministro da Hungria, cujo país preside à União Europeia durante esta segunda metade de 2024, expressou a intenção de contribuir para negociações de paz entre Kiev e Moscou, apesar das dificuldades existentes.
A presidência húngara da União Europeia (UE) não lhe confere mandato para negociar sobre a Ucrânia, mas pode incentivar as partes a iniciar esse caminho, no final do qual haverá conversações, disse o primeiro-ministro da Hungria.
Viktor Orbán fez na terça-feira (02) sua primeira visita a Ucrânia em 12 anos. A Hungria preside ao Conselho da UE por seis meses a partir de segunda-feira (1º).
“Deixe-me esclarecer mais uma vez que a presidência húngara da UE não dá mandato para negociar em nome da UE, mas podemos descobrir qual lado está pronto para ir até onde e, depois de descobrirmos, os líderes da UE já podem tomar decisões juntos e, depois das decisões, já podemos negociar, embora infelizmente ainda estejamos longe disso”, disse Orbán.
Ele acrescentou que a Hungria “não tem peso suficiente”, mas poderia ser “uma ferramenta nas mãos de pessoas que querem a paz” para incentivar ambos os lados a tomar “um longo caminho, no final do qual poderia haver um cessar-fogo e negociações de paz”.