União Europeia redifine lista de prioridades como produtividade

União Europeia sede Misto Brasil
Sede da União Europeia que reúne 27 países do Velho Mundo/Arquivo/VaticanNews

A questão do clima fica subordinada aos assuntos de economia. Documento com oito páginas detalha os próximos objetivos

Por Misto Brasil – DF

Além de definir os novos cargos do alto escalão da União Europeia e endossar a recondução de Ursula von der Leyen à presidência da Comissão Europeia, a reunião de cúpula do bloco, encerrada na noite de quinta para sexta-feira (28), terminou com uma reorganização da lista de prioridades no bloco: economia e competitividade em primeiro lugar, com a proteção do clima subordinada a esse objetivo maior.

“Vamos fechar os gaps de crescimento, produtividade e inovação entre nós e nossos parceiros internacionais e concorrentes. Isso requer grandes esforços conjuntos nos investimentos, na mobilização de recursos públicos e privados”, consta da declaração do encontro, que dedica a maior parte de suas linhas ao resgate da competitividade do bloco.

Intitulado “agenda estratégica”, o documento de oito páginas detalha os objetivos políticos da UE e dá a von der Leyen, caso ela seja reconduzida à chefia do bloco, uma orientação concreta de governo.

Desenvolvimento, produção e geração de valor de tecnologias de ponta devem, no futuro, ocorrer mais dentro da UE. Além disso, o bloco quer diminuir a dependência de importações da China, de outros países asiáticos e dos EUA.

Especialmente crítico foi o tom da Comissão Europeia em relação à Alemanha, maior economia da UE: os investimentos são lentos e falta dinamismo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas