Auditores fiscais concordam com tributação dos US$ 50

Anápolis porto seco Centro-Oeste container
Pátio de manobras do Porto Seco Centro-Oeste-, em Anápolis/Arquivo/Divulgação

A taxação sancionada hoje e foia provada pelo Congresso Nacional após muita polêmica e pressão das plataformas internacionais

Por Misto Brasil – DF

O Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) divulgou uma nota em que concorda com a cobrança do Imposto de Importação de 20% nas compras internacionais de até US$ 50.

A medida foi sancionada hoje (27) à tarde pelo presidente da República, Lula da Silva. A taxação foi aprovada pelo Congresso Nacional após muita polêmica e pressão das plataformas internacionais.

“A participação elevada da tributação sobre o consumo na matriz tributária brasileira termina por criar um incentivo econômico importante para as importações irregulares, prejudicando a indústria e o comércio formal de importados, assim como o desenvolvimento nacional e os empregos”, analisou o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão.

“Os tributos diretos tendem a incidir mais sobre o topo da pirâmide, liberando a renda das pessoas mais empobrecidas para o consumo dos produtos de que necessitam”.

“Além dos benefícios sobre a qualidade de vida das pessoas pela redução das desigualdades, há a vantagem indireta que decorre da redução da diferença entre a tributação interna sobre o consumo e a tributação externa”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas