Os militares estão assumindo o Palácio do Governo. Eles forçaram as portas do palácio com um carro blindad0
Por Misto Brasil – DF
O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou esta quarta-feira que estão ocorrendo “mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano”.
O ex-presidente Evo Morales denunciou que “está se formando um golpe de Estado” e deixou para trás o chefe do Exército, Juan José Zúñiga, demitido nesta terça-feira após alertar que não permitiria um novo governo do líder do Movimento ao Socialismo .
Os militares estão assumindo o Palácio do Governo. Eles forçaram as portas do palácio com um carro blindado. O Presidente Arce não está lá, mas na Casa Grande del Pueblo, um edifício adjacente.
O Ministro do Governo, Eduardo del Castillo, teve uma altercação com um coronel do Exército que, dentro de um carro militar, manifestou-se contra a ordem constitucional. Ele pessoalmente tentou impedi-lo de continuar sua ação.
O general Juan José Zúñiga declarou à imprensa na Plaza Murillo, em frente ao Palácio Quemado, sede do Poder Executivo, que “a mobilização de todas as unidades militares” busca expressar seu descontentamento “com a situação do país”. basta. Não pode haver esta deslealdade”, afirmou.
Afirmou ainda que continua a obedecer ao presidente Luis Arce “por enquanto”, mas que tomará medidas para “mudar o Gabinete do Governo”.
O Ministro das Obras Públicas, Edgar Montaño, destacou que se trata de um protesto do Comando do Exército e que o Governo vai defender a democracia.
O vice-ministro Jorge Silva, por sua vez, disse que todo o Gabinete Arce está localizado na Casa do Estado. “Chamamos para defender a democracia.”