Periferia e serviços puxam o emprego no Distrito Federal

Fila do desemprego DF Misto Brasília
A taxa de desemprego continua extremamente alta no Brasil/Arquivo/Roberto Suguino/Agência Senado

Levantamento do Dieese e IpeDF mostra que taxa de desemprego no Distrito Federal (DF) registrou queda de 15,3% em maio

Por Misto Brasil – DF

A taxa de desemprego no Distrito Federal registrou queda de 15,3% em maio. O resultado corresponde ao recuo de 0,4 ponto percentual, em relação ao mês anterior.

O quadro mensal decorreu da retração da taxa de desemprego aberto (-0,5 p.p), situada em 13,1% em maio, e da ligeira oscilação do desemprego oculto, cujo patamar ficou em 2,2%.

Os dados constam da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IpeDF) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) apresentou um cenário diferente, com um aumento de 0,3 p.p. na taxa de desemprego, que fechou o mês em 18,3%. Essa discrepância ressalta a diversidade das condições econômicas no Distrito Federal.

A População Economicamente Ativa (PEA) diminuiu em 9 mil pessoas, enquanto o número de pessoas ocupadas no DF reduziu em mil unidades, totalizando 1,449 milhão. Apesar dessa redução geral, houve setores que apresentaram crescimento no número de trabalhadores.

O setor de serviços adicionou mil trabalhadores, a construção empregou mais 2 mil pessoas e a indústria e transformação contratou 3 mil novos trabalhadores. Em contrapartida, o setor de comércio e reparação sofreu uma perda de 5 mil empregos.

Os assalariados no setor público aumentaram em 0,6%, os trabalhadores autônomos cresceram 0,8% e os empregados domésticos tiveram um aumento de 13,3%. Contudo, houve redução nas demais posições de emprego.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas