Exemplo foi o certame do ano passado. Dos 37,7 mil candidatos, apenas 17,34% dos candidatos foram aprovados
Por Misto Brasil – DF
Vai acontecer no próximo dia 30, o Exame de Suficiência é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A exceção é para os inscritos no Rio Grande do Sul.
Sem a aprovação no Exame de Suficiência, os estudantes de Ciências Contábeis não conseguem obter o registro profissional (emitido pelos conselhos regionais em cada Estado). Veja o quadro com os índices de aprovação logo abaixo.
As provas são eliminatórias e a maioria dos candidatos não obtém a suficiência exigida, Exemplo foi o certame do ano passado. Dos 37,7 mil candidatos, apenas 17,34% dos candidatos foram aprovados.
Foi o menor índice de aprovação da história desde que a avaliação começou a ser feita, em 2018. Na primeira edição da prova, apenas 30,16% foram admitidos.
Esse índice se manteve acima das 30% nos cinco primeiros exames aplicados, chegando a 38,19% no início de 2020. Desde então, a queda é contínua.
“O alto índice de reprovação nas últimas avaliações deve-se à baixa qualidade do ensino da contabilidade no Brasil. Muitas instituições não trabalham para preparar o aluno para o exame”, criticou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Trevisan Escola de Negócios, professora Suzana Slonzon,
“A exigência do registro mantém o nível técnico da profissão. Ser aprovado no Exame de Suficiência é um bônus para profissionais que querem se diferenciar como um profissional altamente capacitado”, explica.