O animal, que era do grupo dos pseudosuchianos era do tamanho de um cachorro, com cerca de um metro de comprimento
Por Misto Brasil – DF
O paleontólogo Rodrigo Müller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), anunciou nesta quinta-feira (20), a descoberta do fóssil de um réptil anterior aos dinossauros que habitou a região Sul do Brasil, há 237 milhões de anos.
Em sua publicação na revista Scientific Reports, o paleontólogo afirma que o animal, que era do grupo dos pseudosuchianos era do tamanho de um cachorro, com cerca de um metro de comprimento e precedeu os dinossauros da região.
No entanto, a descoberta do esqueleto fossilizado foi feita pelo paleontólogo amador gaúcho Pedro Lucas Aurélio, cujo sobrenome foi incorporado ao nome científico dado ao animal, Parvosuchus aurelioi.
O fóssil, do qual foram recuperados o crânio, a pelvis, algumas vértebras e parte das patas traseiras, tinha pernas mais altas do que os jacarés e crocodilos atuais, o que dava ao animal um formato estranho em comparação a esses répteis modernos.
“Antes da ascensão dos dinossauros e dos pterossauros, os pseudosuchianos – répteis da linhagem dos crocodilianos – dominavam os ecossistemas terrestres do Triássico”, escreveu o pesquisador, com referência ao período que durou de 250 milhões a 200 milhões de anos atrás.