Rússia e Coreia do Norte definem assistência mútua

presidente russo Vladimir Putin líder norte-coreano Kim Jong-un Misto Brasília
Presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un/Arquivo/Reprodução rede social

O presidente Vladimir Putin conversou com o ditador Kim Jong-un e disse que a Coreia do Norte tem posição de liderança

Por Misto Brasil – DF

O Tratado de Parceria Estratégica Abrangente assinado pela Rússia e pela Coreia do Norte prevê assistência mútua em caso de agressão contra um dos participantes, disse o presidente russo Vladimir Putin, após conversas com seu homólogo norte-coreano Kim Jong-un.

O líder russo chamou a atenção para as declarações dos EUA e de outros países da OTAN sobre o fornecimento de sistemas de armas de precisão e longo alcance, caças F-16 e outras armas e equipamentos semelhantes para ataques ao território da Rússia.

“Isso não é apenas uma declaração, já está acontecendo, e tudo isso é uma violação grosseira das restrições adotadas pelos países ocidentais no âmbito de vários tipos de obrigações internacionais”, sublinhou Putin.

“Os amigos coreanos assumem uma posição objetiva e equilibrada na questão da regularização ucraniana, eles entendem as verdadeiras causas iniciais da crise.”

De acordo com o alto responsável russo, essa posição da liderança norte-coreana é outra confirmação clara de seu “curso verdadeiramente independente, autônomo e soberano”, segundo anotou a agência russa de notícias Sputnik.

“Tanto a Rússia quanto a Coreia [do Norte] seguem uma política externa independente e não aceitam a linguagem da chantagem e do diktat”, disse Putin.

“Nas conversas de hoje, foi dada grande atenção às questões de segurança e à agenda internacional. Nossos países têm defendido consistentemente a ideia de formar uma ordem mundial multipolar mais justa e democrática. Ela deve se basear no direito internacional e na diversidade cultural e civilizacional”, afirmou o presidente russo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas