Distritais aprovaram o Conselho da Juventude e votam hoje o PPCUB

Wellington Luiz deputado distrital CLDF
Wellington Luiz preside a Câmara Legislativa do Distrito Federal/Arquivo/Divulgação/CLDF
Compartilhe:

A votação do PPCUB deverá acontecer às 15 horas e um dos pontos polêmicos é a construção de novos hoteis com 12 andares

Por Misto Brasil – DF

Os deputados distritais aprovaram ontem (18O a reativação do Conselho de Juventude do Distrito Federal. Aprovaram também o projeto do governo que cria os conselhos regionais de juventude.

“Os Conselhos Regionais de Juventude têm o propósito de dar voz aos jovens, permitindo que sejam ouvidos e contribuam ativamente para as decisões que afetam suas vidas”, de acordo com a exposição de motivos.

De acordo com os dados do IBGE, referentes a 2020, a população do Distrito Federal com idade entre 15 e 29 anos foi estimada em 1,147 milhão de pessoas.

A Agência CLDF informou que duas emendas que faziam menção à “paridade de gênero” e à “destinação de 20% de vagas para negros”, apresentadas pelo deputado Max Maciel (Psol), tiveram o voto contrário dos deputados Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e Rogério Morro da Cruz (PRD).

Na mesma sessão plenária, os parlamentares divergiram sobre a votação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O projeto do governo está previsto para ser votado hoje (19), a partir das 15 horas.

Os deputados de oposição são contra a votação após o governador Ibaneis Rocha dizer, em entrevista, que os parlamentares da Câmara Legislativa estariam atuando contra o desenvolvimento do DF e que o projeto seria aprovado de qualquer forma.

“O governador agrediu os deputados de maneira gratuita. Disse que somos contra o desenvolvimento da cidade. Ouvimos inclusive que o próprio governador teria avisado que viria a esta Casa amanhã [hoje] para acompanhar a votação. Ora, isso está errado. Quer dizer que o governador precisa vir aqui vigiar a própria base de apoio dele?”, questionou Chico Vigilante (PT).

O Misto Brasil transmite ao vivo as sessões da CLDF – veja na homepage do site

Um dos pontos polêmicos é a construção de hoteis com 12 andares no Plano Piloto.O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Wellington Luiz (MDB), declarou ser favorável ao aumento do gabarito de prédios no centro da cidade, previsto no projeto.

“Já existe um hotel de 12 andares ao lado do hotel de três andares. No meu entendimento, o aumento do gabarito aumenta a concorrência entre os hotéis e gera emprego e renda. Uma coisa é um hotel com três andares, outra coisa é um com 12 andares”.

O deputado Hermeto (MDB) que é o relator do PPCUB, também saiu em defesa da votação imediata do PPCUB.

“Esse projeto está há meses na Casa, todos conhecem sua espinha dorsal. Vários projetos foram aprovados dessa maneira. Amanhã às 10h a Comissão de Assuntos Fundiários vai entregar seu relatório. Votar o projeto dessa maneira não tem nada do outro mundo”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas