Escola de Santa Maria entre as finalistas de prêmio mundial

Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria DF Misto Brasil
A escola pública usa métodos inovadores para a alfabetização e socialização/Arquivo/Agência Brasília

Núcleo de Ensino da Unidade de Internação foi selecionada entre as 50 melhores para os cinco prêmios de Melhor Escola do Mundo

Por Misto Brasil – DF

O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação, de Santa Maria (DF), está entre as quatro escolas brasileiras nomeadas entre as 50 melhores para os cinco prêmios de Melhor Escola do Mundo (World’s Best School Prizes 2024), Ficaram apenas atrás do Reino Unido e da Índia.

A premiação, criada pela T4 Education com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, vai distribuir R$ 50 mil cada, com R$ 250 mil no total para todas as categorias.

Além da escola do Distrito Federal, foram selecionadas no Brasil a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba, no Pará; o Colégio Militar de Manaus, na capital do Amazonas; e a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na zona leste da capital paulista.

O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação, uma escola pública, atua como uma instituição de educação pioneira dentro de uma unidade onde jovens cumprem medidas socioeducativas.

Eles usam o ritmo musical do rap como uma ferramenta transformadora para o desenvolvimento pessoal e educacional.

Fundada em 2015, essa escola educa 150 meninos, empregando abordagens pedagógicas inovadoras para lidar com seus desafios socioeconômicos e necessidades intelectuais específicas.

O projeto RAP, sigla para Ressocialização, Autonomia e Protagonismo, é fundamental para a missão da escola. Integrando ritmo e poesia ao currículo, a iniciativa promove os direitos humanos, a diversidade e a comunicação não violenta, impactando profundamente o envolvimento dos alunos e reduzindo a reincidência.

Desde sua criação, o projeto chegou a aproximadamente 1.500 meninos, com uma redução significativa nas taxas de reincidência.

Outras atividades incluem slams de poesia, debates sobre cinema e festivais de música. Essas iniciativas melhoraram notavelmente os índices de alfabetização e as interações sociais entre os alunos, demonstrando o poder e relevância da educação cultural.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas