Caravana de Direitos vai assistir a população de municípios gaúchos

Rio Grande do Sul enchente resgate Marinha Misto Brasil
Agentes da Marinha realizam resgate e assistência na tragédia gaúcha/Arquivo/Divulgação/Marinha

Começa por Porto Alegre e percorre presencialmente 110 municípios mais atingidos pelo desastre climático

Por Misto Brasil – DF

A Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) começaram hoje (13), uma ação conjunta para atender a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A Caravana de Direitos ocorrerá em duas etapas. A primeira inicia-se nesta quinta-feira e cobrirá a cidade de Porto Alegre.

A segunda começa no próximo dia 1º de julho e percorrerá os demais 110 municípios gaúchos, escolhidos por figurarem entre os mais atingidos pelas enchentes e por apresentarem alto índice de população em situação de vulnerabilidade.

As cidades por onde passará a Caravana abrigam cerca de 6,8 milhões de pessoas (63% da população do estado, de acordo com o Censo 2022).

Serão 90 missões para promover assistência jurídica aos cidadãos. A ação deve prevenir e reduzir litígios com a União, para soluções consensuais de forma acessível, célere e transparente aos atingidos pelas enchentes.

Além do atendimento presencial nos municípios mais afetados, entre 1º de julho e 31 de outubro deste ano, a DPU vai prestar assistência às pessoas dos 474 municípios atingidos pelas cheias de forma online, pelo site, Whatsapp ou aplicativo DPU Cidadão, sob a coordenação da central de atendimentos.

Os primeiros contatos servirão para conhecimento, no próprio local, das demandas dos cidadãos e encaminhamento imediato destes pedidos para uma solução consensual, entre a DPU, AGU e outros órgãos federais, que permita a entrega de direitos à população sem a necessidade de judicialização dos casos.

Além de advogados da AGU e defensores públicos da DPU, participarão da Caravana servidores da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas