Lula da Silva diz que jovens vão tirar o Brasil da “pequenez”

Lula da Silva e Janja Olimpíada de Matemática Misto Brasil
Lula da Silva e Janja brinca, com medalhas na premiaçào dos estudantes/Divulgação/PR

Ele fez um longo discurso durante a premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no Rio de Janeiro

Por Misto Brasil – DF

O presidente Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (11) da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no Rio de Janeiro. Ao todo, 650 estudantes com as melhores notas do país receberam medalha de ouro.

Após quase dez anos, a premiação da OBMEP, que neste ano registrou a participação de mais de 18 milhões de estudantes e é considerada a maior olimpíada de matemática do mundo, voltou a contar com a participação de um presidente.

Para uma plateia com 650 estudantes, além de pais e autoridades, Lula exaltou em um extenso discurso a importância do investimento em educação.

O evento aconteceu na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, e também contou com a presença do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), e dos ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

O petista lembrou que a educação é sua obsessão e que todos os brasileiros devem ter acesso garantido às estruturas de qualidade.

“O filho de trabalhador era predestinado a cortar cana e viver de salário mínimo. Sou o primeiro presidente da República a não ter diploma, mas fui o que mais criou universidades e institutos federais. Eu tinha o sonho de estudar, de ser economista […]. Todos tem que ter o direito de se formarem e serem o que quiser da vida”, defendeu.

O presidente ainda acrescentou que os jovens vão tirar o Brasil da “pequenez de quem conduzia o país durante tantos anos”.

Em sua décima oitava edição, a OBMEP registrou a presença de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio de 55,3 mil unidades de educação de 99,8% dos municípios brasileiros.

O número, segundo Lula, mostra a potência do país e da necessidade de valorização das escolas públicas.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas