Ícone do site Misto Brasil

El Salvador possui centro de confinamento com 40 mil presos

El Salvador presidente Nayib Bukele Misto Brasil

Presidente Nayib Bukele foi eleito com uma esmagadora maioria/Arquivo/Rede social

Com cerca de 6,5 milhões de pessoas, aproximadamente 2% da população do país está presa, a maior taxa de encarcerados do mundo

Por Misto Brasil – DF

O governo de El Salvador anunciou ter transferido nesta terça-feira (11) mais de 2 mil presos para o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), na cidade de Tecoluca. A unidade, que tem capacidade para 40 mil detentos, está com lotação quase esgotada.

A operação foi anunciada pelo presidente salvadorenho, Nayib Bukele, empossado em junho passado para um segundo mandato de cinco anos após vencer as eleições presidenciais com 84,65% dos votos válidos.

A unidade fica a 74 km da capital, San Salvador e foi inaugurada em janeiro de 2023, tendo sido um dos principais projetos de Bukele para solucionar o problema das gangues e da violência no país. É a maior unidade prisional do continente americano.

Com cerca de 6,5 milhões de pessoas, aproximadamente 2% da população do país está presa, a maior taxa de encarcerados do mundo, segundo dados nacionais.

Em março de 2022, o Congresso aprovou estado de exceção que suspendeu direitos constitucionais, quando mais de 60 mil pessoas foram presas sem mandados, e o governo acessou a comunicação das pessoas sem autorização da Justiça, anotou a Agência Sputnik.

Sair da versão mobile