Eleições para o Parlamento Europeu terminam neste domingo

União Europeia sede Misto Brasil
Sede da União Europeia que reúne 27 países do Velho Mundo/Arquivo/VaticanNews
Compartilhe:

Desde quinta-feira, os europeus estão votando para escolher os novos eurodeputados. São 350 milhões de eleitores

Por Misto Brasil – DF

As eleições para o Parlamento Europeu chegaram na reta final neste domingo (09), quando eleitores de 20 dos 27 países da União Europeia (UE) vão às urnas, incluindo Alemanha, França, Espanha e Suécia. Desde quinta-feira, os europeus estão votando para escolher os novos eurodeputados.

Cerca de 350 milhões de eleitores vão eleger os 720 representantes dos 27 países membros do bloco. A largada da eleição foi dada na Holanda, mas é neste domingo que a maioria dos países está votando para determinar os rumos da política da UE para os próximos cinco anos.

Cada país da União Europeia tem direito a um determinado número de assentos no Parlamento Europeu – de acordo com seu tamanho, mas não estritamente proporcional à sua população.

Como o integrante do bloco mais populoso, a Alemanha é representada por 96 eurodeputados. Os países menores, como Chipre, Malta e Luxemburgo, têm direito a seis eurodeputados cada um.

Manutenção da paz, segurança social e imigração são os temas principais desta eleição para os eleitores alemães, segundo uma pesquisa de maio da emissora pública alemã de televisão ARD.

A maioria dos europeus considera a luta contra a pobreza e a saúde as questões mais importantes, seguidas de fomento à economia, criação de empregos e política de segurança e defesa do bloco, segundo a pesquisa Eurobarômetro de abril.

Pouco mais de uma semana depois das eleições, em 17 de junho, os chefes de Estado e governo da UE se reunirão para um encontro informal do Conselho Europeu, em Bruxelas. O objetivo é chegar a um acordo para preencher os principais cargos da União Europeia, inclusive o de presidente da Comissão Europeia.

Os tratados do bloco estipulam que os chefes de Estado e governo da UE indiquem os candidatos. A próxima reunião regular do Conselho Europeu está programada para o fim de junho.

Depois da nomeação, o futuro presidente da Comissão Europeia é então eleito por maioria simples no Parlamento Europeu.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas