Morre o astronauta autor da foto icônica da Terra

Terra astronauta William Anders Earthise Misto Brasil
Astronauta William Anders tirou esta foto colorida da Terra/Arquivo/Nasa

William Anders tirou a primeira imagem a cores da Terra vista do espaço, que desencadeou o movimento ambientalista

Por Misto Brasil – DF

O astronauta William Anders, membro da missão Apollo 8 de 1968, morreu na sexta-feira (08) aos 90 anos num acidente de avião na região de Seatle. Segundo seu filho, o avião que Anders pilotava sozinho caiu nas águas próximas às Ilhas San Juan.

Anders tirou a primeira imagem a cores da Terra vista do espaço, considerada a responsável por desencadear o movimento ambientalista global por mostrar como o planeta parecia delicado e isolado. A fotografia foi feita em 1968, quando Anders ao lado dos astronautas Frank Borman e Jim Lovell se tornaram os primeiros a orbitar a Lua.

“Em 1968, durante a Apolo 8, Will Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta pode dar. Ele viajou até o limite da Lua e ajudou todos nós a ver algo mais: nós mesmos“, escreveu o administrador da Nasa, Bill Nelson, no X (antigo Twitter).

Enquanto a espaçonave estava em processo de rotação, Anders tirou a icônica fotografia Earthrise, mostrando a vista da Terra a partir da Lua. A imagem permitiu que o planeta fosse visto de uma grande distância pela primeira vez.

“Quando a Terra apareceu acima do horizonte lunar, fiquei realmente impressionado com o quão delicada e colorida ela era”, afirmou Anders, em uma entrevista em 2018. Ele contou ainda que começou a fotografar depois de 25 horas de voo e que acreditava ter uma chance em três de não sobreviver à missão Apollo 8.

“Bill Anders mudou para sempre a nossa perspectiva do nosso planeta e de nós próprios com a sua famosa fotografia do nascer da Terra na Apollo 8. Inspirou a mim e a gerações de astronautas e exploradores. Os meus pensamentos estão com a família e amigos”, escreveu o senador do Arizona e astronauta reformado da agência espacial americana Mark Kelly no X.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas