Aluguel comercial está aquecido e registrou a maior alta em abril

Sudoeste bairro DF Misto Brasil
Detalhe do bairro Sudoeste, no Distrito Federal/Arquivo/divulgação

Dois motivos são apontados para esse crescimento, como o maior número de empresas e o trabalho mais presencial

Por Misto Brasil – DF

O aluguel comercial registrou, em abril, a maior alta mensal desde 2013 (+1,26%). Considerando a variação nos preços de venda, foi a maior desde janeiro de 2018 (+0,55%).

Tanto para locação quanto para venda, São Paulo aparece no topo do ranking. O valor médio de locação na capital paulista é de R$ 51,91/m² e de R$ 10.043/m² para venda, seguno o relatório FipeZAp.

O aquecimento pode ser atribuído ao crescimento expressivo no número de novas empresas registradas. No primeiro quadrimestre de 2024, foram abertas 1.456.958 empresas, o que representa um aumento de 26,5% em relação ao último quadrimestre de 2023.

Outro fator importante é que 64% dos profissionais trabalham no modelo híbrido, 18% presencialmente e 18% de forma totalmente remota, de acordo com a pesquisa “Tendências e Perspectivas do Trabalho – Report WeWork LatAm 2023”.

O levantamento da FipeZap aponta ainda que a rentabilidade média do aluguel de imóveis comerciais foi de 6,43% ao ano.

Superou a rentabilidade projetada para a locação de imóveis residenciais, que é de 5,86% ao ano, e também o retorno médio esperado de outras aplicações financeiras populares nos próximos 12 meses.

“Isso significa que investir em imóveis comerciais gera lucro maior do que outros investimentos financeiros tradicionais, como poupança ou títulos do governo”, analisa o especialista em mercado imobiliário, Renato Monteiro.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas