Com a alteração da LDO deste ano, podem ser nomeados mais 200 técnicos e 100 enfermeiros na rede pública de saúde
Por Misto Brasil – DF
Foi aprovada pelos deputados distritais mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano. Com governo do Distrito Federal poderá contratar 100 enfermeiros e 200 técnicos de enfermagem. A autorização segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
A medida consta do projeto de lei nº 1.127/2024, encaminhado pelo Executivo, votado em primeiro, segundo turno e redação final. O impacto financeiro será de R$ 11,9 milhões e de aproximadamente R$ 21 milhões, em 2025.
Parlamentares consideraram positiva a alteração na LDO (Lei nº 7.313/2023) que abre espaço no Orçamento do Distrito Federal para as nomeações.
Os parlamentares advertiram que o déficit desses profissionais na rede pública de saúde está longe de ser sanado. Para suprir a carência, seriam necessários cerca de mil enfermeiros e mais de 4 mil técnicos de enfermagem.
O deputado Jorge Vianna (PSD) viu a medida como positiva e espera que essas nomeações aconteçam logo, conforme registrou a Agência CLDF.
A deputada Dayse Amarilio (PSB) pediu que as nomeações previstas para os anos seguintes sejam antecipadas. Comentou a necessidade de realização de concurso para cobrir as vagas de motoristas com atuação no setor de saúde, “que não tem qualquer previsão”.