As vagas em TI aumentaram 79,6% de janeiro a outubro de 2023, mas a maioria das oportunidades está no Sudeste
Por Misto Brasil – DF
O Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e o Ceará somam apenas 11% das vagas trabalho em Tecnologia da Informação (TI) no Brasil
De acordo com o Banco Nacional de Empregos, as vagas em TI aumentaram 79,6% de janeiro a outubro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior. A maioria delas está no Sudeste, que abarca 62% das oportunidades, com 44% delas dentro do estado de São Paulo.
Para além da área de Tecnologia, o Norte e o Nordeste levam consigo outras particularidades: no quarto trimestre de 2023,
O Norte fechou com taxa de desocupação de 7,7% e o Nordeste, 10,4%, porcentagem considerada estável para a região. de acordo com o Panorama de Talentos em Tecnologia, do Google for Startups.
“Na área de Tecnologia, o principal fator que leva a esse fenômeno é o fato de que essas regiões têm menos empresas do setor, então elas não conseguem absorver toda a demanda”, explica Ana Letícia Lucca, da Escola da Nuvem.
“Além disso, a qualidade da educação de tecnologia pode variar significativamente entre as regiões do país e, quando a gente olha para o Norte e Nordeste, ainda não temos uma qualificação [que consiga abarcar a necessidade da área]”.
“A concentração das vagas de TI tende a estar em regiões mais desenvolvidas, como o Sudeste, e isso também leva a uma migração de talentos qualificados da região Norte para as regiões onde há mais oportunidades”.
Segundo ela, a falta de vagas em TI nessas regiões contribui também para a perpetuação da desigualdade social e de renda, pois limita o acesso ao emprego e o desenvolvimento econômico para os residentes nesses locais.