Claudia Sheinbaum foi eleita presidente do México

México eleições presidenciais Claudia Sheinbaum Misto Brasil
Claudia Sheinbaum esteve na frente dos indicadores para as eleições presidenciais/Reprodução X

É a primeira mulher que chegou no cargo pelo voto. Ela foi apoiada pelo atual presidente Andres Manuel Lopes Obrador

Por Misto Brasil – DF

A governista Claudia Sheinbaum, 61 anos, foi eleita a primeira mulher presidente do México por uma vitória esmagadora neste domingo (02/06), fazendo história num país marcado pela violência de gênero e a de grupos criminosos.

Ela teve o apoio político do atual presidente, Andres Manuel Lopes Obrador.

Segundo contagens preliminares da autoridade eleitoral do México, a cientista climática e ex-prefeita da Cidade do México conquistou entre 58,3% e 60,7% dos votos, derrotando a principal candidata da oposição, a ex-senadora de centro-direita Bertha Xóchitl Gálvez, que obteve entre 26,6% e 28,6%.

Após o anúncio do resultado, multidões de apoiadores de Sheinbaum agitaram bandeiras, cantaram e dançaram ao som de mariachis na praça principal da Cidade do México, celebrando a vitória da candidata do partido no poder.

“Quero agradecer a milhões de mulheres e homens mexicanos que decidiram nos dar o seu voto neste dia histórico”, disse Sheinbaum num discurso de vitória perante a multidão. “Não os decepcionarei”, prometeu. As projeções apontam para a maior percentagem de votos na história democrática do México.

Nesta segunda-feira, a oposicionista Xóchitl Galvez admitiu a derrota. “Há poucos minutos entrei em contato com a Dra. Claudia Sheinbaum para reconhecer os resultados da eleição”, disse Gálvez a apoiadores num hotel na Cidade do México.

Além de escolherem a nova presidente, os mexicanos puderam votar em membros do Congresso, em vários governadores e em uma miríade de autoridades locais, totalizando mais de 20 mil cargos.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas