China diz que frustrou tentativa de espionagem do Reino Unido

China Congresso do PC Misto Brasília
Plenária do Congresso do Partido Chinês realizada neste ano/Arquivo/Xinhua

Segundo as autoridades chinesas, um homem e uma mulher foram contratados para “obter informações para os britânicos”

Por Misto Brasil – DF

O Ministério da Segurança Nacional da China informou que frustrou, no domingo (2), uma tentativa de espionagem do Serviço Secreto de Inteligência do Reino Unido (MI6), relatou a Agência Sputnik.

Segundo as autoridades chinesas, o MI6 contratou um homem de sobrenome Wang e sua esposa de sobrenome Zhou, ambos identificados como funcionários do governo, para “obter informações para os britânicos”.

“O MI6 proporcionou a Wang formação profissional como espião, ordenando-lhe que regressasse a casa e recolhesse importantes informações de inteligência relacionadas com a China”, informou o ministério, segundo informações citadas pelo jornal Financial Times.

Segundo o ministério chinês, Wang candidatou-se em 2015 para participar de um programa de intercâmbio entre a China e o Reino Unido para estudar no exterior. Diante disso, informou que o MI6 administrou a aprovação da licença considerando relevante sua posição no governo.

Depois disso, o MI6 convidou-o para jantares e outros eventos para “compreender as suas fraquezas e interesses”. Depois de descobrir que Wang era motivado por dinheiro, ele teria aceitado e recebido uma boa remuneração por “serviços de consultoria”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas