Primeiro chip de visão inspirado no cérebro humano

Cérebro conexão
Novidade apresentada por universidade chinesa faz ligação do cérebro sem fio/Arquivo/

O chip já foi testado em um Chevrolet em condições extremas de estrada, demonstrando baixa latência e alto desempenho

Por Misto Brasil – DF

Cientistas da Universidade Tsinghua em Pequim, China, anunciaram o desenvolvimento do primeiro chip de visão do mundo inspirado no cérebro humano, relata na sexta-feira (31) o jornal chinês South China Morning Post (SCMP).

Segundo a equipe liderada pelo professor Shi Luping do Centro de Pesquisa em Computação Inspirada no Cérebro da universidade, o chip, chamado Tianmouc, introduz uma nova abordagem computacional.

Leia – China apresenta chip que liga o cérebro ao computador

Ele imita o sistema visual humano, processando informações visuais em dois caminhos distintos: um em cognição e outro em resposta rápida.

Os pesquisadores destacaram no estudo publicado na revista Nature, com a participação do professor Zhao Rong, que o Tianmouc reduz o fluxo de dados em 90% em relação aos chips tradicionais, além de ter baixo consumo de energia.

Assim, o chip tem uma capacidade de processamento recorde, atingindo até 10.000 fotogramas por segundo, e pode operar com uma faixa dinâmica de 130 decibéis.

A inovação representa um avanço significativo no campo da visão computacional, podendo ter aplicações em veículos não tripulados e sistemas de defesa, em que a capacidade de responder rapidamente a eventos extremos é crucial, cita o SCMP.

O chip já foi testado em um Chevrolet em condições extremas de estrada, demonstrando baixa latência e alto desempenho em raciocínio perceptual em tempo real, indica o comunicado da equipe. Ela também já desenvolveu software e algoritmos específicos que aproveitam os recursos do Tianmouc.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas