Chile apoiará África do Sul na denúncia contra Israel

Gabriel Boric presidente eleito Chile Misto Brasília
Boric, ex-líder estudantil. foi eleito presidente do Chile /Arquivo/Uno

O presidente chilene, Gabriel Boric, afirmou que “unca deixaremos de ficar indignados com as ações indiscriminadas”

Por Misto Brasil – DF

O Chile apoiará a denúncia que a África do Sul apresentou contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ) pelo genocídio que o Exército israelense estará cometendo contra o povo palestino na Faixa de Gaza, anunciou o presidente Gabriel Boric.

“Nunca deixaremos de ficar indignados com as ações indiscriminadas e absolutamente desproporcionais contra civis inocentes, especialmente mulheres e crianças palestinas, que o Exército israelense está a levar a cabo”, disse Boric ao apresentar seu terceiro relatório anual das ações de seu governo, registrou a Agência Sputnik.

“Já são mais de 35 mil mortos, uma situação humana catastrófica e a infraestrutura em Gaza está praticamente devastada”, acrescentou o presidente chileno diante de centenas de participantes na sede do Congresso chileno.

O presidente garantiu que os atos cometidos pelo Exército israelense no enclave “exigem uma resposta firme permanente da comunidade internacional”.

“Por esta razão, além do apoio humanitário que prestamos à Palestina, convocando o nosso embaixador em Israel para consultas e apresentando, juntamente com o México, um encaminhamento da situação na Palestina ao Tribunal Penal Internacional, decidi que o Chile fará parte e apoiará o caso que a África do Sul apresentou contra Israel perante a Corte Internacional de Justiça em Haia, no âmbito da convenção da ONU sobre genocídio”, afirmou Boric.

Boric disse que ordenou às equipes do Ministério das Relações Exteriores que preparassem um documento com os argumentos do Chile sobre o assunto.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas