Declaração do IR bate recorde e pré-preenchida subiu para 40%

Imposto de Renda Leão Receita Misto Brasília
As declarações do Imposto de Renda bateram um novo recorde/Arquivo

Foram 42,4 milhões de declarações. Apenas no último dia, foram mais de 3,2 milhões de documentos enviados à Receita

Por Misto Brasil – DF

Neste ano, houve mais um recorde de entregas das declarações do Imposto de Renda (IR). Superou 42,4 milhões de declarações, contra 41,2 milhões em 2023. Apenas no último dia, foram mais de 3,2 milhões de documentos enviados à Receita.

A utilização da pré-preenchida saltou de 7% para 25% de 2022 para 2023 e, em 2024, atingiu mais de 40% das declarações entregues.

Ao menos 17,1 milhões deste conjunto de informações previamente consolidadas pela Receita foi fornecido aos contribuintes, o que envolve dados de 51 milhões de pessoas, ao se incluir os dependentes. São mais de 400 GB de declarações.

“Fazer declaração não é uma tarefa tão elementar, mas a pré-preenchida facilita em muito o preenchimento. As informações já vão para os campos corretos e a pessoa não tem que ficar digitando”, comentou o supervisor nacional do IRPF, José Carlos Fonseca.

“A única exigência é que a pessoa possua uma conta gov.br de nível ouro ou prata. A inovação tem caído no gosto da população, que acaba tendo essa facilidade maior e evita os erros que o preenchimento manual poderia trazer”.

Os contribuintes que não enviaram a declaração a tempo devem realizar o acerto com a Receita o quanto antes.

Existe uma multa de 1% sobre o imposto devido pelo atraso da entrega, com valor mínimo de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Não perca mais tempo, acesse o site da RFB e envie a sua declaração.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas