O projeto começa a produzir energia elétrica a partir de quarta-feira no Parque Ecológico de Águas Claras
Por Misto Brasil – DF
A primeira usina pública de energia solar fotovoltaica do Distrito Federal começa a funcionar na próxima quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente.
A usina de solo do Parque Ecológico de Águas Claras faz parte de um complexo de quatro parques solares, incluindo nos telhados de edificações do Cortado (Taguatinga), Ezechias Heringer (Guará) e Dom Bosco (Lago Sul), que já estão concluídos.
A usina foi construída no Parque Ecológico de Águas Claras e vai fornecer energia elétrica a 80 prédios públicos do Distrito Federal.
O projeto de R$ 4,3 milhões com 1.310 placas fotovoltaicas faz parte do CITinova, uma parceria internacional entre o governo distrital e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que tem a coordenação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI).
A usina irá gerar 962,77 MW/h por ano, o que equivale a uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão.
Os prédios públicos que serão beneficiados incluem a sede da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF), 34 unidades de conservação geridas pelo Instituto Brasília Ambiental, todas as edificações do Jardim Zoológico e do Jardim Botânico de Brasília
E dez unidades escolares da Secretaria de Educação (SEE), incluindo a Escola de Música de Brasília.
O subsecretário de Assuntos Estratégicos da Meio Ambiente e Proteção Animal, Genilson Duarte, acredita que a economia nas contas de energia poderá financiar novos projetos na área ambiental.