Presidente boliviano, Luis Arce, viaja para a Rússia para discutir lítio

Bolívia presidente Luís Arce Misto Brasil
Presidente da Bolívia, Luís Arce, durante ato do governo/Arquivo/Divulgação

A Bolívia e a Rússia estão desenvolvendo projetos conjuntos de cooperação, como a exploração de hidrocarbonetos

Por Misto Brasil – DF

Com viagem marcada para a Rússia na próxima semana, o presidente boliviano, Luis Arce, tem a industrialização do lítio e a incorporação da Bolívia ao Brics na lista de prioridades das reuniões bilaterais com as autoridades russas, afirmou à Sputnik, nesta quinta-feira (30), o líder da Comissão de Política Internacional do Senado, Félix Ajpi.

“O presidente Luis Arce deve ter uma agenda com temas de lítio, precisamos gerar a industrialização. Certamente se tratará de um maior mercado para as exportações de nossos produtos, além do que já temos. Também o tema Brics,” explicou.

Leia – Petrobras vai explorar petróleo na Bolívia

Arce também participará do XXVII Fórum Econômico de São Petersburgo (SPIEF), informou a Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), após uma reunião com uma delegação da Rosatom.

A Bolívia e a Rússia estão desenvolvendo projetos conjuntos de cooperação, como a exploração de hidrocarbonetos nos campos de Ipati e Aquío, localizados nos departamentos de Chuquisaca (sudeste) e Santa Cruz (leste), pela empresa russa Gazprom.

No campo do lítio, o grupo russo Uranium One Group também assinou um acordo com o governo boliviano para a construção de uma planta piloto de extração de metal leve com a tecnologia de Extração Direta de Lítio (EDL), em salares no sul do país.

Além disso, na cidade de El Alto (oeste), a Rosatom instalou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN), a 4 mil metros de altitude, para tratamento de pacientes com câncer e fabricação de medicamentos.

A Bolívia possui uma das maiores reservas de lítio do mundo, especialmente na região de Salar de Uyuni.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas