Biden disse que Trump é imprudente ao criticar a justiça do país

EUA Joe Biden democrata Misto Brasília
Joe Biden é o atual presidente dos Estados Unidos/Arquivo/Angop

O pré-candidato à indicação do Partido Republicano para concorrer às eleições presidenciais falou mal do judiciário

Por Misto Brasil – DF

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou nesta sexta-feira (31) seu antecessor, Donald Trump, de agir de maneira “imprudente, perigosa e irresponsável” ao criticar o sistema de Justiça do país “somente por não gostar do veredito”.

Após se tornar nesta quinta-feira o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado em julgamento penal – com o grande júri o considerando culpado em todas as 34 acusações de falsificação grave de registros comerciais –, Trump convocou uma coletiva de imprensa no edifício que leva seu nome em Manhattan para tentar lançar dúvidas sobre o sistema de Justiça criminal de Nova York.

O pré-candidato à indicação do Partido Republicano para concorrer às eleições presidenciais de novembro teceu fortes criticas ao juiz, às testemunhas e ao veredito, segundo o qual, ele é culpado de tentar exercer influência ilegal nas eleições de 2016 – nas quais se elegeu presidente – ao falsificar documentos na tentativa de ocultar uma quantia paga a uma atriz pornô, com quem ele teria mantido relações sexuais, em troca de seu silêncio.

Na coletiva, Trump tentou se colocar como vítima de perseguição política, de modo a agradar seus eleitores, dizendo que o julgamento foi “muito injusto” e que, se fizeram isso com ele, “eles podem fazer isso com qualquer um”.

Ele afirmou que o veredito é ilegítimo e politicamente motivado e tentou minimizar os fatos apresentados contra ele. “Não era dinheiro pelo silêncio. Era um acordo de confidencialidade, totalmente legal, totalmente comum”, disse o republicano.

Apesar da ordem judicial que o proíbe de criticar publicamente as testemunhas do julgamento, Trump lançou fortes ataques a seu ex-advogado Michael Cohen, cujo testemunho foi fundamental para a acusação. Ele também repetiu os mesmos ataques que vem fazendo em seus eventos de campanha, dizendo que o país, sob a Presidência de Biden, se tornou “corrupto” e “fascista”.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas