Tribunal de Hong Kong considerou 14 ativistas culpados de subversão

Hong Kong ativistas condenados Misto Brasil
Artivistas políticos condendos são conduzidos pela polícia/Reprodução vídeo

A decisão faz parte de um longo processo em que 47 pessoas, entre ativistas, políticos e uma jornalista foram presas em 2021

Por Misto Brasil – DF

Um tribunal de Hong Kong considerou 14 ativistas pró-democracia culpados de subversão nesta quinta-feira (30) por terem realizado primárias não oficiais em 2020 para selecionar os candidatos da oposição para o parlamento da região semiautônoma chinesa. Dois acusados foram absolvidos pelos juízes da corte.

A decisão faz parte de um longo processo em que 47 pessoas, entre ativistas, políticos e uma jornalista, foram acusadas de organizar o pleito – atividade que o tribunal considerou uma ameaça para o governo. Elas foram presas em janeiro de 2021.

Até o momento, 114 acusados foram condenados por crimes relacionados com a lei de segurança nacional, introduzida em 2020 para reprimir a dissidência na região. O processo contra o grupo de 47 pessoas foi o maior no que diz respeito a essa lei. O julgamento aconteceu sem júri, e os juízes foram selecionados a partir de um grupo de juristas escolhidos pelo líder de Hong Kong.

Além dos julgados nesta quinta, há mais 31 pessoas que se declararam culpadas. Ainda neste ano, deverão ser marcadas audiências em que as defesas poderão apresentar eventuais atenuantes para determinar as penas, que podem chegar à prisão perpétua.

As primárias de julho de 2020 atraíram cerca de 610 mil pessoas, mais de 13% do eleitorado registrado na cidade. Mas o governo adiou as eleições legislativas naquele ano, alegando riscos para a saúde pública durante a pandemia.

O Ministério Público acusou o grupo de tentar garantir uma maioria legislativa, o que poderia viabilizar vetos ao orçamento e assim paralisar o governo de Hong Kong e derrubar a então líder da cidade, Carrie Lam Cheng Yuet-ngor.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas