Ministro disse que preço abusivo do arroz é resultado de fake news e especulação

Ministro Carlos Fávero Lide DF Misto Brasil
Carlos Fávero e o empresário Paulo Octávio no almoço do Lide-DF/Reprodução vídeo

O titular do Ministério da Agricultura garantiu durante um almoço com empresários que não vai faltar arroz no prato do brasileiro

Por Misto Brasil – DF

O ministro da Agricultura, Carlos Fávero, disse que o aumento abusivo do preço do arroz é resultado da especulação e de fake news. Ele disse que os valores subiram até 70%, mas no Distrito Federal, segundo uma pesquisa do Procon, o quilo do produto foi reajustado em mais de 100% nos supermercados

“O inferno está se tornando um espaço pequeno”, disse Fávero, sobre milhares de mentiras disseminadas nas redes sociais sobre a suposta falta do produto. “Pura especulação”, garante.

A crítica do ministro foi durante uma palestra que fez a empresarios e gestores públicos organizados pelo Lide, que é um movimento dos líderes empresariais.

Carlos Fávero disse que o Brasil é auto-suficiente na produção de arroz e tudo que se produz, cerca de 10,2 milhões de toneladas, é consumido pelos brasileiros. Pouca coisa é exportado ou importando, cerca de 1 milhão de toneladas.

A especulação dos preços surgiu com as enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional. Os próprios produtores têm afirmado que a colheida que já foi feita não altera o fornecimento do produto.

Para garantir, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, no último dia 25, a Medida Provisória  que autoriza o governo a compra pública pela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de arroz beneficiado importado.

Os estoques adquiridos serão destinados à venda direta para mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e outros estabelecimentos comerciais nas regiões metropolitanas.

O ministrou informou que está sendo criado uma estratégia para “tropicalização” do arroz e mais cinco culturas, como o feijão, trigo, mandioca e milho. A ideia é distribuir a produção nacional dessas culturas essenciais para que o país não sofra em mmomentos de crise como o assistido atualmente por conta da tragédia gaúcha.

PODCAST – Entrevista com Carlos Fávero e o empresário Paulo Octávio

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas