Popularidade de Ibaneis despencou e governador contra-ataca com números da saúde

Celina Leão e Ibaneis Rocha DF Misto Brasil
Celina Leão, a vice-governadora, e Ibaneis Rocha, o governador do Distrito Federal/Arquivo/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal resolveu responder às críticas depois de ver despencar a aprovação do seu governo

Por Gilmar Corrêa – DF

Em novembro do ano passado, a aprovação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), oscilava até a faixa de 75%. O índice animou os assessores do Palácio do Buriti de olho nas eleições de 2026.

Ibaneis Rocha não pode mais se candidatar à reeleição, mas no meio político há quase uma unanimidade que irá disputar o Senado Federal. Na opinião de muitos observadores da cena política, Ibaneis já teria garantido uma das  duas vagas se as eleições fossem hoje.

Com folga na popularidade, chegou a antecipar o pleito para o governo distrital. Lançou com três anos de antecedência, o nome da vice-governadora Celina Leão (PP). Foi um freio de arrumação na própria base, já que não faltam candidatos para o posto.

Seis meses depois dessa pesquisa de novembro, um novo levantamento alertou para a súbida queda do apoio do eleitorado.

De acordo com um parlamentar da bancada federal, que integra a base do governo distrital, o índice de aprovação despencou para um pouco mais de 40%.

Uma queda e tanto. O motivo de menos 30%, em abril, tem como principal fator a saúde pública.

Mortes, filas nas UPAs e nos hospitais, falta de remédio e gestão fraca tanto na Secretaria da Saúde como no Iges-DF, A fatura veio com gosto amargo. O Buriti agora quer reverter.

Nesta semana, o governador negou-se por diversas vezes a responder às perguntas dos repórteres sobre essa crise e o caos, que o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, garante não existir.

Ibaneis tem se negado a dar uma entrevista longa desde fevereiro do ano passado, em meio aos episódios de 8 de janeiro. Chegou a ser afastado da administração por decisão do Supremo Tribunal Federal. Tem se manifestado algumas vezes em entrevistas rápidas após ou antes atos públicos.

No final dessa semana, Ibaneis Rocha resolveu enfrentar o problema da popularidade usando os argumentos de Gustavo Rocha, como da secretáriaLucilene Florêncio, e do diretor-presidente do Iges-DF, Juracy Cavalcante.

Para ele e seus assessorados, basta apresentar os números para convencer a opinião pública de que o governo está “fazendo a coisa certa”.

Na noite de sábado (25) – provavelmente por sentir o golpe da opinião pública -, Ibaneis Rocha resolveu contra atacar nas redes sociais. Com números. E debitar a conta nas adminisrações anteriores. Ibaneis está no Palácio do Buriti há mais de cinco anos e cinco meses.

Em quatro páginas (veja abaixo) o governador sacou dados. Na abertura garante: “Contem comigo, contem com o nosso governo, contem com o nosso trabalho”.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas