O produto mais exportado do lado boliviano para o brasileiro é o gás, representando 95% do total comercializado
Por Misto Brasil – DF
O retorno à presidência Lula da Silva intensificou a relação bilateral com o governo de Luis Arce, da Bolívia. Além de comprar gás boliviano, a empresa estatal Petrobras começará a extrair gás e petróleo no país vizinho.
O embaixador da Bolívia no Brasil compartilhou com a Sputnik os projetos futuros.
O produto mais exportado do lado boliviano para o brasileiro é o gás, representando 95% do total comercializado. No entanto, a falta de poços petrolíferos em funcionamento representa um dos principais desafios para o governo de Luis Arce.
O embaixador da Bolívia no Brasil, Horacio Villegas Pando, observou que, embora a Bolívia tenha reservas de petróleo suficientes, nos últimos dez anos não houve um trabalho adequado para garantir sua disponibilidade atual.
É necessário investir na exploração de novos campos, mas Villegas adverte que este é um negócio arriscado, pois, após gastar grandes somas de dinheiro, pode não ser encontrado recurso nas áreas exploradas.
O embaixador considerou que as relações entre Bolívia e Brasil comentou que durante a presidência de Jair Bolsonaro (2019-2022) “as relações entre Bolívia e Brasil esfriaram, vários projetos foram paralisados e com o retorno de Lula, a situação “mudou 180 graus”.