Ícone do site Misto Brasil

Universidades e as novas habilidades para o empregado do futuro

Computador internet Misto Brasília

A internet é um ótimo instrumento de conhecimento, mas também de trapaças/Arquivo/Internet Innovation

Compartilhe:

Plataformas digitais como LinkedIn, Indeed, Zety, PayScale já destacam na oferta dos novos empregos os requisitos para renovação

Por Charles Machado – SC

A transformação digital acelera a necessidade da atualização dos currículos das universidades, as novas habilidades exigem a reformulação das diversas disciplinas e isso ocorre em todos os cursos superiores e de nível médio.

Nesse momento plataformas digitais como LinkedIn, Indeed, Zety, PayScale já destacam na oferta dos novos empregos os requisitos para renovação de toda grade curricular. Enumeramos abaixo as principais áreas que devem ser inseridas:

Inteligência artificial

A IA (especialmente sua versão generativa) trouxe uma nova era de trabalho que impacta nossos empregos, carreiras, profissões e, claro, um grande número de indústrias e setores. A IA permite-nos reinventar o nosso perfil e o nosso currículo, tornando-nos profissionais mais eficazes, rápidos e multidisciplinares.

Aprendizado de máquina

Cada dia mais importante no local de trabalho. Essa habilidade de alto ganho pode ajudar a resolver problemas complexos desenvolvendo algoritmos que podem detectar padrões e fazer previsões a partir de grandes conjuntos de dados.

Além disso, exige conhecimento profundo de matemática e ciência da computação, e também dos vários algoritmos de aprendizado de máquina, incluindo fortes habilidades de codificação e experiência em várias linguagens de programação.

Computação quântica

Ele promete revolucionar a computação, resolvendo problemas complexos muito mais rápido do que os computadores clássicos de hoje. Tem aplicações potenciais em vários campos, incluindo criptografia, ciência dos materiais e modelagem de sistemas complexos.

É uma boa ideia ter habilidades em algoritmos quânticos, mecânica quântica e linguagens de programação.

Torneio de robótica Brasília Otávio Fortunato Misto Brasil
Estudante Otávio Fortunato e equipe criam robô com peças de Lego/Arquivo/José Cruz/Agência Brasil

Robótica

A demanda por profissionais de robótica está crescendo à medida que as empresas buscam automatizar processos e reduzir custos. Engenheiros de robótica projetam, constroem e programam sistemas robóticos.

Eles devem ter sólidos conhecimentos de física, matemática, eletrônica e programação de computadores. Eles também devem ter conhecimento dos princípios da engenharia mecânica e elétrica.

Sua permeabilidade se espalha por muitas áreas, apenas para referência pensa na robótica na medicina, logo imagine como podemos ter cursos de medicina sem a robótica como disciplina?

Sustentabilidade

À medida que os consumidores exigem transparência em torno da sustentabilidade, as empresas estão gastando mais fundos e atenção em seus esforços de sustentabilidade. Isso significa que um conjunto de habilidades relacionadas está se tornando cada vez mais valioso.

Outra área transversal, um exemplo está na quantificação de ativos e passivos ambientais na contabilidade, ou no Direito De que maneira nossos cursos de administração e economia tratam da economia sustentável?

Empatia

A pandemia desgastou as conexões e nossa capacidade de nos conectarmos, então a empatia é uma habilidade fundamental que nos diferencia no trabalho. Temos que falar de inteligência emocional, que é fundamental.

Por exemplo, estar em sintonia com as necessidades do cliente é uma habilidade de alta renda. Significa antecipar o que os clientes precisam e dar a eles. Como pensar na relação com clientes e colaboradores se o seu desenvolvimento?

Ciência e análise de dados

O pensamento analítico e a inovação são as principais competências previstas no Relatório sobre o Futuro dos Empregos do Fórum Económico Mundial.

À medida que as empresas em todos os setores dependem cada vez mais de dados para tomar decisões informadas, elas precisam de mais funcionários com a capacidade de coletar, interpretar e compartilhar dados que possam resolver seus problemas de negócios.

Cibersegurança. Os dados digitais são ouro, mas a importância da cibersegurança não pode ser subestimada. O papel daqueles que protegem informações confidenciais de ameaças e ataques cibernéticos é garantir a segurança dos dados em setores como bancos, saúde e agências governamentais.

As principais habilidades incluem segurança de rede, hacking ético, criptografia e compreensão de várias estruturas de segurança cibernética. O ensino e treinamento para proteção dos dados veio para ficar, e se o risco é transversal a oportunidade também o é.

Tecnologia Blockchain

Ele está remodelando a maneira como as transações e o registro de dados são tratados em vários setores, incluindo finanças, cadeia de suprimentos e verificação de identidade digital.

É aconselhável ter habilidades em desenvolvimento de blockchain, ethereum, desenvolvimento de contratos inteligentes e criptografia. Quantos cursos de Direito, Contabilidade, Administração ou Economia já incluíram essa disciplina?

Experiência do usuário

Tem a ver com a forma como o consumidor interage com um produto. Os funcionários de EU descobrem a melhor maneira de apresentar um produto aos consumidores. Eles podem realizar pesquisas, projetar ou ajudar a comercializar um produto.

As funções de EU são baseadas em design e tendem a oferecer espaço para a criatividade e exigem um alto nível de percepção social.

A interação do público e de colaboradores aprofunda o conhecimento nessa área na existência de páginas e aplicativos responsivos, que levem a experiência do usuário ao seu máximo.

Venda

Aqueles que têm fortes habilidades interpessoais e de construção de relacionamentos têm uma personalidade extrovertida, são resilientes e tenazes, e são movidos pela emoção de cumprir metas e prazos.

Aqui, o desenvolvimento de habilidades de vendas é imbatível. Quantos são os cursos superiores que ensinam o profissional a vender o seu serviço? Na lógica de que cada pessoa é um negócio, como imaginar profissionais que não saibam vender o seu próprio serviço?

O marketing transcende os métodos tradicionais e tornou-se uma mistura de arte e ciência. Ele engloba uma variedade de habilidades, incluindo criação de conteúdo, SEO, estratégia de mídia social e análise de dados.

Internet das Coisas

Ele conecta os mundos físico e digital de maneiras sem precedentes. De dispositivos domésticos inteligentes a sensores industriais.

Ele permite um novo nível de automação e coleta de dados, levando a uma tomada de decisão mais inteligente e processos mais eficientes. É aconselhável adquirir habilidades de segurança em IoT, sensores de rede, computação em nuvem e análise de dados.

Essas habilidades não podem ser desenvolvidas apenas em cursos de extensão e específicos, afinal o período da vida das pessoas nos bancos escolares é a cada compartilhado pela busca por espaço no mercado de trabalho, a cada dia mais concorrido.

Sair da versão mobile